6a1c0642-e8b5-4b2f-aa2d-6c434e47b5d2.jpg

SAGRADA FAMÍLIA

No dia 25 de maio de 1912, o Sr. Antônio Tessari e sua esposa Catharina Franzan Tessari doaram parte do terreno (500m²) para a Mitra e, aos 26 de janeiro de 1913, foi iniciada a construção da Capela, em honra à Sagrada Família. No dia 03 de abril de 1930, o Sr. Fredolin Wolf e sua esposa doaram outra parte do terreno (767m²).

A Igreja foi construída em mutirão, pela Comunidade. O material e a água eram trazidos de casas vizinhas, em baldes. No dia 20 de outubro de 1931, foi feita a bênção da torre, o que possibilitou que o sino tocasse diariamente, às 6h, às 12h e às 18h. Em 20 de maio de 1932, houve a bênção da imagem de Santo Antônio e, em 11 de agosto de 1933,  a bênção da imagem de São Luiz Gonzaga.

Em 1937, foi feita uma reforma nas paredes externas da Igreja. As pinturas da Igreja são obra de Paulo Kohl, pintor evangélico e relatam, em arte, acontecimentos bíblicos da vida de Jesus e Maria.

Em 1890, famílias vindas da Itália, Alemanha e Polônia ao aqui se instalarem, construíram uma pequena Capela de madeira e o Sr. Luiz Zen de Ângelo trouxe da Itália um quadro da Sagrada Família que, após sua morte, foi doado à Igreja.

Os padres que celebravam vinham da Capelania de Santa Felicidade e a partir de 1937 passamos a ser a capela da Sagrada Família do Romastack que, junto com outras seis capelas, formavam a recém-criada Paróquia de Santa Felicidade, da qual fazíamos parte.

Em 1953 moradores construíram a Gruta anexa à Igreja e em 1975 foi fixada a Cruz em frente a Igreja anunciando as Santas Missões Populares.

Em 1983, a Comunidade Sagrada Família passou a fazer parte da nova Paróquia Santa Margarida. Nos anos seguintes, foi construído, em mutirão, o Salão da Igreja, com salas para a Catequese e, em 1988, a Comunidade construiu uma casa anexa à Igreja.

Anos mais tarde a torre da Igreja foi atingida por um raio que destruiu parcialmente uma das laterais da Igreja, atingiu o lustre central, que ficou praticamente destruído, quebrou vidros, bancos, etc. Após a recuperação do lustre e dos vidros, restaurou-se a pintura artística do teto, que também foi atingida pelo raio.

Em julho de 2011 foi restaurado o telhado da Igreja e em março de 2013 a parte externa teve suas características originais repostas.

Em 19/10/2014 um forte vento danificou o telhado do barracão e a comunidade optou por refazê-lo em metal. A sacristia foi reformada em dezembro/2015.

Os padroeiros que abençoam a comunidade são Santo Antônio e Sagrada Família.

Rua Justo Manfron, 79

Santa Felicidade - Curitiba/PR